quinta-feira, 11 de novembro de 2010

S. Martinho e a Solidariedade

Um Proposta de Escrita

A solidariedade foi o tema aglutinador escolhido pela escola para ser trabalhado neste 1º período. Associando este tema à época que se avizinha - S. Martinho - vemos que este está bem presente na atitude do próprio S. Martinho que, segundo conta a lenda, num dia de muito frio, cortou a sua capa ao meio para a dividir com o mendigo.
Pois bem... A Biblioteca da nossa escola lançou um desafio:
"E tu? O que tens que podes partilhar com os outros?
É este o tema que vos propomos. Fala com o teu professor de L.P. e escreve um texto que responda a esta pergunta."
Os nossos meninos escreveram... Aqui ficam alguns dos seus textos:
S. Martinho e a Solidariedade

Se eu pudesse, faria Magia,
E a toda a gente daria Alegria!
Faria desabrochar uma Flor,
E a toda a gente daria Amor!

Com a minha Generosidade,
Daria muita Amizade!
Bruna – 6º H

S. Martinho e a Solidariedade

Se eu oferecer,
Também vou receber.
Com Caridade,
Ofereço Generosidade.

Se eu aconselhar,
De mim vão gostar.
Com honestidade,
Ofereço Verdade.

Se eu imaginar,
Tudo de bom vou criar!
A Bondade espalhar,
E o amor despertar!
Carlos Miguel – 6ºH

S. Martinho e a solidariedade

Se eu vejo uma criança
Que de mim vai precisar,
Amor e Esperança
É o que tenho para lhe dar.

Felicidade aos pobrezinhos,
Conselhos para animar.
Todos os doentinhos
Eu quero ajudar!

Catarina – 6º H

S. Martinho e a Solidariedade

Um Abrigo eu vou dar,
A quem precisar.
Amizade e Carinho,
A um pobrezinho.

Se alguém estiver triste,
Um Sorriso darei.
E se alguém estiver só,
Nunca mais deixarei.

Um Abraço e um Sorriso
A todos darei!

Diana Carolina – 6º H


S. Martinho e a Solidariedade

Eu daria Felicidade, Amor e Alegria,
E muito Carinho a quem nada tem!
A todos dava um beijinho
Ou até mais de cem!

Daria tudo com Afeição,
Muito Amor e Atenção!
Daria, de coração,
Tudo o que tivesse na mão!

Quero a todos lembrar
Que todos devemos ajudar!
Se tiverem pouco para dar,
Tirem do bolso o que podem retirar!

Paulo Neto – 6º H

S. Martinho e a solidariedade

Se eu pudesse, e até aposto,
Daria algo a quem mais gosto!

Aos meus amigos, dava tudo!
Eles são os melhores do mundo!

À minha bela amada,
Que mais lhe posso dar?
Não há nada melhor
Do que muito a amar…

Aos meus parentes,
Dava muito carinho.
E também boas notas
Que são um “um miminho”…

O que realmente importa,
É a Amizade e o Amor.
São os sentimentos
Que têm real valor!

Samuel – 6º H


S. Martinho e a Solidariedade

O episódio que vou contar, passou-se comigo, quando eu tinha oito anos.
Estava a passar, com a minha mãe, por uma rua distante de minha casa. A determinada altura, vimos um sem-abrigo, junto aos caixotes do lixo.
Como era ainda muito pequenina, fiquei chocada, porque não estava preparada para enfrentar estas situações. Quando por ele passei, dei-lhe uma moeda de cinquenta cêntimos que era todo o dinheiro que eu tinha comigo.
No dia seguinte, convenci a minha mãe a levar-lhe um colchão de campismo, uma manta e alguma comida.

Maria Inês – 6º H

Sem comentários:

Enviar um comentário